quarta-feira, 29 de junho de 2011

Caricatura OpalaSSToon - Chevrolet Opala SS 1970


O Opala (Opel Rekord + Chevrolet Impala) foi o primeiro carro da GM fabricado no Brasil, mas a montadora já estava presente com uma linha de caminhões e pick-ups desde 1925. O Opala foi apresentado durante o salão do automóvel em novembro de 1968 em São Paulo. ainda em 1969 a GM inaugurava uma linha de produção do Opala que sobreviveria por 23 anos e 5 meses. A estréia da versão esportiva do sedan se deu com o Opala SS 1970 com a nova motorização 4.100 de 6 cilindros que rendia 140 cavalos e o novo câmbio de quatro marchas no assoalho (antes era na coluna de direção). Já em 1972 o Opala SS foi eleito o carro do ano pela revista Autoesporte e durante testes deixou para trás o Dodge Charger e o Ford Maverick GT. Se tornando o mais veloz do Brasil por um bom tempo.
O Opala é mesmo um carro admirável e com linhas bem arrojadas para a época, sempre que lembro do Opala, me vem a imagem dos carrões oficiais que serviam às autoridades brasileiras. Mas gosto mesmo é dessa versão esportiva, verdadeira preciosidade. Vivas ao Opala SS!

Caricatura Fusca69Toon - Volks Fusca 1969

Caricatura Personalizada.

Essa é a caricatura do Volks Fusca 1969 todo original de M. Lauria - RJ, editor do site e blog CarPointNews. O Fusca 1969 tem motorização de 4 cilindros opostos 2 a 2 horizontalmente de 1300 cilindradas (1.285 cm3) com carburador de aspiração descendente tipo Solex H30 PIC que rende 48hp a 4.600 rpm. Com 4 marchas à frente e uma à ré e refrigerado a ar, chega aos 120km/h. As qualidades do conjunto, todos sabemos de cor: econômico, robusto, guerreiro, enfim o carro que ajudou a construir o Brasil de hoje. E que recebe, pelas mãos de colecionadores e fãs as devidas honras.
Parabéns M. Lauria belo belo exemplar!
O Fusquinha (olha a intimidade) sempre terá um lugar especial nas minhas memórias e até hoje, quando vejo um passar dou aquela torcida de pescoço seguindo o besourinho.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Caricatura CivicToon - Honda Civic 2011

Em sua oitava geração o Honda civic atingiu a marca de 400 mil unidades produzidas no Brasil. O design contemporâneo, o conforto e sua potência - sem deixar de ser econômico - deixa o Civic numa posição de destaque entre os da sua categoria. A versão 2011 vem equipada com o i-VTEC 1.81 SOHC e é Flex que proporciona 140 cv a 6.200 rpm no álcool e 138 cv também a 6.200 rpm quando na gasolina. A injeção é multiponto e todas as versões vêm com Assistência Elétrica de Direção, mas só a EXS tem a Assistência de Estabilidade Automática com frenagem e transmissão independente nas quatro rodas.
De um modo geral, o design do Civic sempre me agradou, mas o desenho da frente seguindo a linha do conjunto óptico é um show a parte. Gosto muito.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Caricatura GolGtiToon - Volks Gol GTi



O Gol GT foi lançado em 1980 e fez nossos corações baterem mais fortes, mas o modelo prodígio da Volks ainda tinha muito que evoluir e em 1987 se tornou GTS com pára-choques envolventes e lanternas maiores abocanhando a liderança do mercado dos esportivos no Brasil. Mas a coisa não pára por aí e durante o Salão do Automóvel de 1988 a Volks nos brinda com nada menos que a versão mais nervosa do Gol até aquele momento: GOL GTi - O Primeiro Nacional com Injeção Eletrônica, cuja produção iniciou-se já no ano de 89. O GTi é equipado com o motor AP2000 que lhe rende 120 cv e 18,35 mkgf atingindo 174 km/h de máxima e aceleração de 0 a 100 km/h em 10,04 segundos, ele já chegou de cara à liderança no ranking de desempenho dos nacionais.

Outro dia lendo um blog de tuning o editor escreveu linhas e mais linhas esculachando o Gol e dedicou um parágrafo especial para detonar o G1 ou o Gol "quadrado". De cara me irritei um pouco, mas depois pensei: esse cara nasceu ontem. E o Gol é muito anterior ao mercado aberto às importações. Nos anos 80 - sim vivi essa época, sou Dino né? - O Gol GTi era o que havia de melhor e liderava o mercado dos esportivos com larga vantagem. Então, tudo é uma questão de vivência e sabedoria: não se fala do que não se sabe ou do que não se viveu, a menos que conheça todo o contexto, qualquer coisa além disso não merece ser dita.
Taí a caricatura do primeiro nacional com injeção eletrônica, o nosso querido Volks Gol GTi.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Caricatura Peugeot206Toon - Peugeot 206


O Peugeot 206 chegou no Brasil em março de 1999 como um importado e era equipado com motor 1.6 8v, de 90 cavalos. O 16v só veio em meados de 2002 e com sangue tupiniquim. Nos anos seguintes sairam as versões com motorizações menores até que em 2006 a Peugeot relança o 206 1.4 Flex com preço de popular 1.0, que aliado a boa direção, ao bom motor e ao desenho jovial fez as vendas do compacto cresceram muito no país.
Hehehe, desenho jovial é o caramba. Pra mim o design do 206 é um divisor de águas para os modelos da Peugeot. Se tem um carro que merece ser chamdo de  "carro design" este é o 206 e não aquele caixotinho. Tá bom, o Soul é interesante, mas Soul caixotinho.
Lembro até com certa alegria aquela propaganda do 206 em que um indiano fazia um elefante sentar no seu carro até ficar parecendo um 206 pra dar um rolézinho na night, muuuito bom.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Caricatura Fiat PuntoTjetToon - Punto 2010


Com motor 1,4-litro turbo que rende 152 cv a 5.500 rpm com torque variando de 207 Nm de 2.250 rpm a 4.500 rpm, o Punto T-jet se apresenta como um ótima alternativa de modelo esportivo nacional. A turbina só entra em ação aos 1800 giros e acorda a fera que  reponde com muita competência na entrega de toda a sua potência. E se velocidade requer mais segurança, fique tranquilo a suspensão é excelente e tem até o sistema anti-roll-bar que equilibra todo o conjunto e a distribuição de peso. Silencioso chega aos 100km/p em 8,4s.
Taí mais uma caricatura que deu gosto desenhar e de compartilhar. Com um verde alienígena em homenagem ao Paiva, amigo de A.V., que paseia pelas ruas curtindo um belorizonte a bordo de um trem filho da Punta desses. Show de bola!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Caricatura Renault ClioToon - Clio 2011


O Reault Clio 2011 conta com um propulsor de 1-litro com 16 válvulas e chega até os 77 cv de potência no álcool, pois co carrinho é flex. O Clio é o modelo de entrada da Renault, frabricante que vem se firmando no mercado nacional. O desenho de linhas fluentes é um chamariz para uma caricatura do Francezinho. Segundo a Renault, o modelo Clio 2011 é o renascido: mesmo motor, mesma carroceria, mas preço e manutenção amigáveis.
Espero que gostem dessa caricatura.