O carrinho urbano da Ford teve início em 96 na Europa e em 97 no Brasil e trouxe como grande diferencial um design elaborado pelo estúdio italiano Pininfarina, inaugurando a era "New Edge" que serviu de base para outros modelos como Fiesta e Focus (qualquer dia faço a caricatura em homenagem a ele). 2008 marcou o fim dessa era e trouxe consigo um Ka menos divertido, mas fiel ao estilo urbano. A frente do carro que era um show à parte ficou diferente e perdeu muito do charme, mas a traseira fez a coisa valer a pena. Pouco confortável, mas ótimo de direção o Ka sempre teve como trunfo uma inovação na mecânica: a transmissão do eixo para o comando de válvulas através de roletes, o que garante uma longevidade invejável: é o tal de Zetec Rocam.
Eu sempre gostei muito do desenho da frente do velho Ka e acho mesmo que era um desperdício um design tão bacana num carrinho tão pequeno - Oks, o segmento dos compactos e/ou sub compactos, como alguns dizem, agradece com louvores pelo Ka, seu desenho, desempenho etc. - Sempre acreditei que a equipe se esmerou tanto na frente que esqueceu a traseira. Como eu e meu irmão gostamos de declarar "o Ka não tem traseira, tem só o Ku".
Ah, tá! Fico devendo o velho Ka e o k2012 Sport, aguardem...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Críticas e sugestões são sempre bem-vindas, valeu!